CASTELO

CASTELO



- CASTELO DE ALENQUER E SUA ENVOLVENTE, NA IDADE MÉDIA
(Reconstituição a partir de documentos - Mestre João Mário)

1- Torre de Menagem; 2 - Porta da Vila ou de Santo António; 3 - Postigo; 4 - Porta da Traição; 5 - Porta do Carvalho ou da Conceição (vulgo Arco da Conceição). A - Igreja e Convento de S. Francisco; B - Igreja de S. Pedro; C - Igreja de Santo Estévão (eventualmente antiga mesquita); D - Igreja da Várzea e E - Igreja de Santiago.

1 - TORRE DE MENAGEM

- Gravura de Cristino (João Ribeiro Cristino) - Na segunda metade do séc. XIX já pouco restava da Torre de Mengem e do Castelo.


- Sobre o que restava da Torre de Menagem foi construído um depósito para abastecimento de água à vila, hoje inoperativo e desprezado.





2 - PORTA DA VILA OU DE SANTO ANTÓNIO


1- Porta da Vila ou de Santo António, entre a Igreja da Misericórdia e as Casas Antigas da Câmara, estas últimas (e a porta) demolidas em 1888 quando da construção dos novos Paços do Concelho.

5 - PORTA DO CARVALHO OU DA CONCEIÇÃO






 Em 1940, quando das comemorações nacionais do "Duplo Centenário" (1140-1640-1940), foram efectuadas obras que deram ao local a actual imagem.




Perpectiva-se para breve uma requalificação do local, no âmbito do PEDU, que, certamente, valorizará este troço das antigas muralhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário